2.9.07

Kombinationfahrzeug faz 50 anos no Brasil


Por onde você anda, lá está, circulando, com suas formas arredondadas. Um carro que sempre acompanhou a infância da maior parte das pessoas nos últimos 50 anos. Quem nunca entrou neste carro não deve ter nascido aqui no planeta.

A Kombi, ou a "Kombinationfahrzeug", em alemão, faz 50 anos de história no País. Construída desde 1957 na fábrica da Anchieta, em São Bernardo, no Grande ABC Paulista, esta van agrada a gregos e troianos.

O carro foi lançado na Alemanha em 1950 e três anos depois o grupo Brasmotor (proprietária da marca Brastemp) começa a importar e fabricar o carro no Brasil e em 1957 após a construção da mega fabrica da Volks em São Bernardo, começou a produção em massa nas terras paulistas.

O carro se destaca por ser a precursora no conceito de mini-van e utilitário de carga. A grande vertente da Kombi é o seu motor VW à ar, inventado pelo professor Ferdinand Porsche o motor tem mais resistência do que a própria estrutura do veículo.
É comum você olhar nas ruas da cidade um carro com a carroceria ruim e com o motor em pleno funcionamento.

A Kombi foi desenvolvida com 4 tipos de motores (1200cc, 1500cc, 1600cc, 1,4L) e em vários estilos. O utilitário foi pick-up com cabine dupla, furgão e até mesmo teve uma versão Safári (com trailer), desenvolvida pela subsidiária da VW, Karmann-Ghia.

A famosa perua atravessou o período militar e várias crises econômicas e ainda continua líder de vendas no Brasil. A van é popular entre empresas transportadoras. Isto se deve ao bom custo benefício na hora da compra e o baixo custo na manutenção do veículo. Além disso, não há concorrentes para a Kombi.

A van da VW custa cerca de R$ 40 mil, já as outras peruas, que tem um design mais moderno, como a Master, da Renault, Sprint, da Mercedes-Benz e Ducato, da FIAT, chegam a custar o dobro e o custo benefício não favorece o bolso do proprietário.

E é por isso que ainda nos dias de hoje a perua da Volkswagen é a preferida entre os brasileiros.

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