26.5.07

Jornais gratuitos ameaçam publicações tradicionais

Diretor do periódico gratuito Destak comenta sobre novos rumos do jornalismo impresso




Surge um novo seguimento na linha de jornalismo impresso, são os jornais gratuitos. Há cerca de um ano chega em São Paulo o jornal Destak, distribuído gratuitamente em mais de 150 pontos da cidade paulistana, a publicação logo tornou-se um sucesso. O jornalista e criador da versão brasileira do jornal gratuito Destak, Fábio Santos, 40, que teve passagens pelos jornais Folha de S. Paulo, O Globo e Prefeitura de Santos fala aos estudantes de jornalismo da Metodista quais são os novos desafios do jornalismo impresso no País e no mundo.

O jornalista comentou sobre o novo formato de mercado que vem sendo desenhado nos últimos meses para o jornalismo. A distribuição de jornais tornou-se um bom negócio para a publicidade e assim a empresa é mantida com os custos que vem dos anúncios. O jornal foi criado com auxílio de um investidor brasileiro do ramo imobiliário e com um grupo português, dono da marca Destak.

Para Fábio, comentou sobre a crise mundial dos jornais tradicionais em que perderam o caminho e não conseguem se achar. No Brasil a situação não é diferente. "A Folha e o Estadão ainda não reencontraram os próprios caminhos", diz Santos.

O profissional foi mais categórico e explicou que a crise de vendas dos jornais está caracterizado pelo alto custo da venda dos impressos.
"As pessoas querem informação de qualidade, mas no país que nem o Brasil se o cidadão tem R$ 1, 50, ele prefere gastar com outras coisas como comida do que comprar um Agora São Paulo (jornal popular da Folha), comentou.

Para ele a nova tendência é que os jornais gratuitos continuem num ritimo de crescimento alto e que os jornais tradicionais devem repensar os conceitos de produzir um jornal diário. Problemas como pagar pelo jornal de 100 páginas em que o leitor só consome 20 páginas, faz com que o próprio produto assuste os leitores.



METRO - Porém na semana em que o jornal completou 10 meses de vida chega ao país com investimento do Grupo Bandeirantes e dos suecos o jornal Metro.

O Metro já chega como gente grande. Ele tem tiragem de mais de 20 milhões de jornais e é distribuído em mais de 22 paises, nas principais cidades urbanas do planeta. Além disso, o jornal tem um formato gráfico inovador em que o tempo médio de leitura do jornal é de 17 minutos.

Fábio vê a chegada do Metro com otimismo e ironia para ele o Metro está aproveitando a implementação bem sucedida do jornal Destak.
"A chegada do jornal (Metro) é bom, pois estimula a disputa e a busca da qualidade da informação. O Metro chega no Brasil de carona no Destak este jornal se apresenta para o mercado como o mesmo formato da nossa publicação".