22.9.07

MiGuXeiTor: o tradutor do "miguxês"


"oi komu vc tah
kais saum as 9dads??!?!

essi programa eh diferenti??!?!
eh msm??!?! ke ele tem??!?!

ele escrevi miguxes!!!!!
ke legau!!!!! "


Pois é com um mundo cada vez mais dinâmico, os jovens são uma das principais parcelas de usuários de MSN. Tudo bem, mas o que isso significa? Simples, os jovens invetaram uma nova forma de expressão: o miguxês!

O miguxês tornou-se uma das grandes formas de comunicação entre os novos usuários da rede. Essa nova língua é utilizada para abreviar palavras longas para assim a conversa entre eles tornarem-se mais prática e rápida. A única ressalva é que o português é torturado e ignorado na forma ortográfica.

Com isso, surge mais um novo idioma na internet, mas chegando mais longe, um grupo de praticantes de "miguxês" criaram um tradutor - MiGuXeiToR. Lá você escreve o português normal e clica em um dos três botões Miguxês Arcaico, que tem o dialeto do comunicador mais antigo que popularizou o segmento de mensagem instantânea - ICQ, o Miguxês Moderno com o miguxês do comunicador MSN/Window Live Messenger e o Neo-Miguxês que tem seu uso aplicado em comunidades digitais como o Orkut e em álbuns de fotos como o Fotolog.

Caso queira se aventurar, mudando a forma que você escreve, acesse o site
http://aurelio.net/web/miguxeitor.html e divirta-se.

2.9.07

Kombinationfahrzeug faz 50 anos no Brasil


Por onde você anda, lá está, circulando, com suas formas arredondadas. Um carro que sempre acompanhou a infância da maior parte das pessoas nos últimos 50 anos. Quem nunca entrou neste carro não deve ter nascido aqui no planeta.

A Kombi, ou a "Kombinationfahrzeug", em alemão, faz 50 anos de história no País. Construída desde 1957 na fábrica da Anchieta, em São Bernardo, no Grande ABC Paulista, esta van agrada a gregos e troianos.

O carro foi lançado na Alemanha em 1950 e três anos depois o grupo Brasmotor (proprietária da marca Brastemp) começa a importar e fabricar o carro no Brasil e em 1957 após a construção da mega fabrica da Volks em São Bernardo, começou a produção em massa nas terras paulistas.

O carro se destaca por ser a precursora no conceito de mini-van e utilitário de carga. A grande vertente da Kombi é o seu motor VW à ar, inventado pelo professor Ferdinand Porsche o motor tem mais resistência do que a própria estrutura do veículo.
É comum você olhar nas ruas da cidade um carro com a carroceria ruim e com o motor em pleno funcionamento.

A Kombi foi desenvolvida com 4 tipos de motores (1200cc, 1500cc, 1600cc, 1,4L) e em vários estilos. O utilitário foi pick-up com cabine dupla, furgão e até mesmo teve uma versão Safári (com trailer), desenvolvida pela subsidiária da VW, Karmann-Ghia.

A famosa perua atravessou o período militar e várias crises econômicas e ainda continua líder de vendas no Brasil. A van é popular entre empresas transportadoras. Isto se deve ao bom custo benefício na hora da compra e o baixo custo na manutenção do veículo. Além disso, não há concorrentes para a Kombi.

A van da VW custa cerca de R$ 40 mil, já as outras peruas, que tem um design mais moderno, como a Master, da Renault, Sprint, da Mercedes-Benz e Ducato, da FIAT, chegam a custar o dobro e o custo benefício não favorece o bolso do proprietário.

E é por isso que ainda nos dias de hoje a perua da Volkswagen é a preferida entre os brasileiros.